Você Precisa Contratar um Profissional Generalista ?

(original de janeiro de 2005)

Tradução do artigo:” Should You Hire a Jack of All Trades? “ – publicado pela Electronic House)

A instalação de sistemas eletrônicos numa casa nova não é uma tarefa simples. As funções e as características de um sistema variam de acordo com o tipo de construção da casa e com a dinâmica própria da família que vai habita-la. Da mesma maneira, os profissionais que vão instalar estes sistemas não podem ser da mesma categoria.

Alguns profissionais são experientes em projetar robustos sistemas de segurança, enquanto outros superam as expectativas ao criar um sistema de entretenimento domestico.  Mas não é porque são grandes experts em suas áreas que ficam limitados a isto. Normalmente, quando temos dois sistemas complementares (por exemplo, controle de iluminação e sonorização de ambientes). a instalação será mais bem sucedida quando feita por uma única empresa ao invés de duas diferentes., cada uma com sua metodologia própria. Devido às muitas vantagens da “integração de sistemas”, muitos especialistas ampliaram seu repertório para incluir o projeto e instalação de duas ou mais categorias de sistemas eletrônicos. Um número crescente de empresas de instalação está dando um importante passo para projetar e instalar praticamente qualquer sistema eletrônico disponível para uma residência,  desta maneira transformando-se em verdadeiros integradores de sistemas.

O dilema: você deve contratar  diferentes empresas de instalação, cada uma com seus especialistas ou optar por uma compra centralizada e única, numa empresa que pode lhe atender em praticamente tudo que você precisa para a nova casa ?

Na maioria dos casos, contratar uma única empresa para fazer tudo acaba sendo a melhor escolha. Talvez a maior razão : conveniência. Um contrato para assinar, um atendente para ouvir seus pedidos, opiniões e reclamações, e uma empresa para pagar. Dado o já grande numero de sub-contratados trabalhando numa obra hoje em dia, provavelmente o construtor vai preferir trabalhar com uma única empresa de instalação de sistemas do que com diversas. “ Se um cabo precisa ser recolocado, o encarregado não vai precisar chamar 15 empresas para saber de quem é o cabo afinal” , diz Todd Smith, vice presidente de projetos da Innovative Systems, em Charlotte. “Mais do que isso, como instalamos tudo, não precisamos esperar outras empreiteiras terminarem suas tarefas antes de iniciarmos as nossas”.

Finalmente, uma empresa generalista está apta a fazer operar os diversos sistemas como se fossem um único. Por exemplo, um controle remoto que normalmente só operaria os equipamentos do home theater, se corretamente programado, pode operar muitos outros equipamentos espalhados pela casa.

Você poderia ainda desconfiar, lembrando que um generalista talvez não seja experiente em nenhum sistema especifico. Certamente, existem empresas que proclamam poder fazer tudo, mas na verdade não estão aptas para tal, admite Vince Sanders, presidente da Sensory Solutions, de Marietta. Assim, como consumidor interessado, cabe a você fazer um levantamento sobre as verdadeiras habilidades de um possível fornecedor. Uma boa sugestão é procurar se informar sobre a experiência de cada profissional líder nos diversos sistemas – iluminação, áudio e vídeo, segurança – por exemplo. Procure saber há quanto tempo cada líder está sendo treinado e desenvolvendo seu trabalho nesta tarefa. Menos de seis meses, por exemplo, não costumam ser suficientes para transmitir experiência neste tipo de atividade.

Mas, para aqueles que desejam apenas um bom home theater ou um sistema de controle de iluminação, de qualquer maneira podemos sugerir que procurem um bom especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário