Projeto de Interiores e Automação

Aureside, 14/11/2005


(Fonte: Boletim da ABD)

A automação residencial já não é mais vista como uma simulação futurística de Holywood e sim uma real opção para o dia a dia de um número cada vez maior de brasileiros.

Como qualquer novidade, num primeiro momento, foi introduzida como um elemento de status e modernidade, gerando uma idéia de ser um item de grande investimento. Depois, foi possível enxergar quanto a automação agrega de conforto e economia e, por fim, já se tornou um importante elemento dos projetos de interiores, capaz de trazer mais conforto e comodidade aos clientes dos Designers de Interiores e Arquitetos

Caso prático


Para a Arquiteta Daniela Corcuera, associada à ABD, a integração de sistemas tornou-se uma forma de agregar valor aos seus projetos de interiores e permitir que seus clientes tenham o que há de mais moderno em tecnologia. Ela conta com a parceria de Thales Cavalcanti, formado pelo INATEL em engenharia de telecomunicações, pós-graduado em administração de marketing e responsável pela área de Automação Residencial da Corcuera Cavalcanti Arquitetura e Automação.

Nos projetos de interiores desenvolvidos por Daniela, a automação é um dos principais diferenciais do seu trabalho. Um exemplo foi o projeto realizado para um executivo de uma multinacional que queria mudar do seu apartamento de solteiro para outro com quatro suítes, num bairro de alto padrão, com a nova família constituída. "Convencido a ir além do imprescindível para se mudar e explorar novas possibilidades no apartamento de 230m2 partimos para o que ele chamou de "o apartamento dos sonhos", explica Daniela.

Para realizar este desejo, ela criou espaços funcionais e práticos, de estética contemporânea e jovem, sem esquecer de dar atenção à circulação e vivência de crianças (cantos, altura, etc). Conforto e tecnologia também foram itens de destaque no projeto. Para isto, foi fundamental utilizar os recursos de Automação Residencial.

Daniela e Thales especificaram um sistema de controle de iluminação integrado, criando cenas nos ambientes em conjunto com tela de projeção e persianas, além de proporcionar economia com a dimerização das zonas de iluminação (a dimerização resulta em economia de energia, bem como no prolongamento da vida útil das lâmpadas).

A central de Home Theater faz todo o controle de áudio e vídeo, possibilitando inclusive som ambiente em cada uma das salas sociais, que podem fornecer diferentes ritmos mesmo durante o uso do próprio Home Theater.

Um sistema de Internet wireless (sem fio) permite o acesso à Internet de qualquer ponto da casa, sem o uso de cabos de rede.

Além de trazer conforto, estes itens agregaram valor ao projeto de interiores, e criaram um diferencial de destaque, do qual o proprietário se orgulha e usufrui tornando o seu dia-a-dia mais conveniente e agradável.

O mundo moderno passou a exigir um alto nível de desempenho do ser humano em suas atividades profissionais. A Automação Residencial objetiva proporcionar satisfação nos momentos de lazer e um melhor aproveitamento do tempo.

O que é Automação Residencial?

Automação Residencial promove a integração e racionalização dos diversos sistemas existentes em uma residência, relacionados à comunicação, transmissão de dados, iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo, irrigação de jardim, aspiração central, gerando como benefícios: economia, conforto e segurança.

Possibilita ainda uma flexibilidade muito grande com relação à múltipla função de uma simples tomada, que pode ser para telefone e num momento seguinte funcionar como ponto de rede, sem a necessidade de passar novos cabos.

Alguns exemplos do dia a dia em uma casa com Automação:

Em uma primeira fase é possível iniciar com o controle de iluminação da residência, criando diversas cenas, facilitando a movimentação dentro da mesma, evitando o liga-desliga de interruptores, bem como criando ambientes diferentes em determinados momentos.
Se o objetivo é tornar a casa mais inteligente, é possível programar pelo celular funções como encher a banheira com água aquecida até uma determinada temperatura, por exemplo.
Ligar a cafeteira sem precisar ir até a cozinha ou esperar pelo café ficar pronto.
Monitorar a casa pela Internet, sendo notificado por e-mail ou ligação de celular de qualquer anormalidade que ocorra, como intrusos, vazamentos, principio de incêndio.
Criar simulações randômicas de presença, ou programar a irrigação do jardim para todos os dias em horários pré-determinados, tomando o cuidado de suspendê-la quando chover.

Benefícios: segurança, economia, conveniência, conforto, praticidade, confiabilidade, interatividade, velocidade e acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário